Menu Fechar

SNS terá um défice de 200 milhões de euros

O ministro da Saúde assumiu hoje que o orçamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para 2012 terá “à partida” um défice de 200 milhões de euros.

Na apresentação do Orçamento do Estado para 2012 na área da saúde, que decorre na Assembleia da República, Paulo Macedo anunciou que, “para um total de dotação de 7957 mil milhões de euros, apura-se um total de despesa prevista de 8.157 mil milhões”.

“É uma realidade inelutável. Apresentamos desde já um défice de 200 milhões de euros” registado nas contas do relatório deste orçamento, disse.

Desta forma, o ministro acredita que, “de forma realista, o governo identifica um défice à partida, aquando da apresentação orçamental, nomeadamente da sujeição a escrutínio parlamentar das suas previsões orçamentais”.

“Cumprimos a nossa obrigação de transparência, de verdade e de rigor das contas públicas”, afirmou, sublinhando: “Rompemos com anteriores práticas de contar com dotações extraordinárias e supervenientes face a derrapagens orçamentais que eram aparentemente surpresa, mas recorrentes e sempre dadas como inevitáveis”.

Paulo Macedo considera que, “para a necessária reestruturação do SNS, é decisivo combater e corrigir as ineficiências do SNS, reestruturar com eficácia, mesmo que se tenha de enfrentar os fortes corporativismos que têm condicionado a gestão”.

Fonte: Diário de Notícias, 15 de Novembro de 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *