Menu Fechar

Setor privado garante que sabe gerir melhor os hospitais públicos

Setor privado garante que sabe gerir melhor os hospitais públicosO presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada garante que o setor privado tem capacidade para gerir melhor o setor público e afirma que no Estado é que existem situações irregulares, como a sobrefaturação.

Artur Osório reagiu, desta forma, às afirmações do ex-ministro da Saúde António Correia de Campos que, em entrevista à agência Lusa, disse que os grupos privados não têm competência para gerir hospitais públicos, porque a sua lógica é “fazer o máximo número de atos possíveis, com boa ou má qualidade, desde que não se note”.

“Essa é uma informação um bocadinho gratuita, que não era de esperar de Correia de Campos que fez obra na saúde”, disse.

Para o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), “as seguradoras – que pagam esses atos – controlam isso melhor do que o Estado faz aos seus hospitais públicos, onde na realidade há sobrefaturação e se faturam atos que muitas vezes não existem. Aqui não acontece isto”.

Recordando que “a hospitalização privada portuguesa evoluiu muito e que hoje se fazem menos atos por doente do que no público”, Artur Osório, mantém a intenção de mostrar à tutela a disponibilidade do setor privado para gerir os hospitais do Estado.

“Quem define a política é o Governo, não somos nós. Se o ministro da Saúde – com quem vamos falar – estiver disponível e quiser pôr à consideração e a concurso a gestão de hospitais por privados é evidente que nessa altura os grupos privados portugueses aparecerão a concorrer com os melhores preços e condições”, declarou.

Para já, assegura que os hospitais privados “têm competência, organização, conhecimento e sentido de eficiência e qualidade, que não têm os hospitais públicos”.

Fonte: Jornal de Notícias, 3 de Agosto de 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *