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A importância da idoneidade formativa para a melhoria da qualidade profissional tutelada – o papel do enfermeiro gestor

Artigo da autoria de João Barros – Enfermeiro Especialista e Chefe de Equipa no SUMC da ULSLA. Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente da Pessoa em Situação Crítica.

Resumo

Sendo a enfermagem uma profissão baseada na evidência, é através de uma prática clínica supervisionada eficaz que os estudantes de enfermagem aprendem a aplicar os conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais necessárias para a profissão (1). A supervisão eficaz durante os ensinos clínicos é essencial para cuidados eficazes e seguros (2).

Para que exista a prática tutelada e supervisão clínica são necessários dois requisitos: enfermeiro supervisor com competência em Supervisão Clínica e serviço com Acreditação da Idoneidade Formativa (3,4).

Com o propósito de aprofundar o conhecimento relativo à Supervisão Clínica em Enfermagem, realizámos uma Scoping Review com o intuito de reunir e sintetizar a melhor evidência disponível, com base nas etapas preconizadas pelo Joanna Briggs Institute (5).

A questão orientadora do nosso trabalho foi: Quais os contributos do enfermeiro gestor, para a promoção da idoneidade formativa no nosso contexto da prática clínica?

Para a implementação deste projeto, elegemos o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de um Hospital da Região do Alentejo. Assim, face ao problema levantado sobre a inexistência dos requisitos necessários no serviço, a análise da realidade evidenciou-nos possíveis causas para o nosso problema constatando a efetiva não conformidade de alguns critérios mínimos obrigatórios para a acreditação. A intervenção do enfermeiro gestor incide na promoção de condições favoráveis à implementação dos requisitos em falta.

Desta forma, definimos como principais objetivos deste projeto: capacitar o serviço dos requisitos mínimos necessários para a acreditação da Idoneidade Formativa; demonstrar a importância da intervenção do enfermeiro gestor nas atividades de planeamento, execução, controlo e avaliação, para o alcance dos objetivos organizacionais nomeadamente no âmbito da SC e PTE.

Este projeto contribuiu para disseminar uma inquietação, passando pelo levantamento de necessidades e prioridades, pretendendo envolver toda a equipa de saúde, para a implementação dos requisitos obrigatórios no processo de acreditação – projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem.

Artigo completo em https://issuu.com/spgsaude/docs/revista34_rpgs_web

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