Menu Fechar

“228 milhões para hospitais em PPP”

O Estado tem 37 projectos em parcerias, 14 ainda em construção

As Parcerias Público-Privadas (PPP) na área da Saúde vão custar este ano 228 milhões de euros, mais 32,5 por cento do que no ano passado. O agravamento dos encargos do Estado já se começou a sentir no primeiro trimestre de 2011, com um acréscimo de cerca de 22 por cento em relação ao período homólogo de 2010.

Este aumento dos encargos nos primeiros três meses do ano prende-se sobretudo com a entrada em “velocidade de cruzeiro” dos novos hospitais de Cascais e de Braga, segundo o Boletim Informativo das Parcerias Público-Privadas.

Em Janeiro deste ano, foi lançada a primeira pedra do futuro Hospital de Loures, com custo de construção estimado em 85 milhões de euros e cuja conclusão está prevista para 2012. Por outro lado, já estão em fase de concurso dois novos hospitais (Lisboa Oriental e Algarve), que representam, em conjunto, um investimento de 627 milhões de euros, e em preparação uma terceira parceria (Gaia/Espinho).

Os encargos financeiros com a Saúde vão continuar a agravar-se pelo menos até 2017, ano em que se calcula atinjam o pico, com uma despesa prevista de 350 milhões de euros.

O universo de Parcerias Público-Privadas (PPP) abrange actualmente 37 projectos em vários sectores, de entre as quais 23 estão em fase de exploração e 14 em fase de construção. O investimento total destes projectos ascende a 15 mil milhões de euros, segundo o Ministério das Finanças.

2011 É O MAIS CARO DE SEMPRE

O Estado vai ter de desembolsar, até ao final do ano, 1,5 mil milhões de euros para as Parcerias Público-Privadas. Trata-se do valor mais elevado até 2050, quando terminam os contratos já assinados. Segundo o plano da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, o Estado terá de pagar pelo menos até 2029. 

 

Fonte: Correio da Manhã, 17 de Julho de 2011

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *