Menu Fechar

Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde recebe grupo de gestores de Saúde brasileiros e mostra exemplos nacionais

Entre 18 e 22 de novembro está de visita a Portugal um grupo de 30 médicos gestores de Saúde da Unimed Brasil com o objetivo de conhecer o Sistema de Saúde Português e trocar experiências na área de gestão de saúde com colegas portugueses.

A Unimed é um conjunto de 344 cooperativas, 116 mil médicos colaboradores, 17 milhões de beneficiários, 2.445 hospitais credenciados e 119 hospitais do próprio sistema.

Com o propósito de visitar hospitais, clínicas e unidades de investigação em saúde em Portugal, para conhecer o seu funcionamento a nível de gestão e organização, a delegação brasileira contactou a SPGS tendo sido estabelecido em conjunto um programa variado que permita um conhecimento aprofundado do sistema de saúde português.

Assim, esta segunda-feira, depois de serem recebidos pelo Presidente do Indeg/ISCTE, Crespo de Carvalho, assistiram no local a uma conferência sobre “A governação do Sistema de Saúde Português”, por Adalberto Campos Fernandes, ex-Ministro da Saúde. Seguiu-se uma conferência com o Presidente da Administração de Saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, sobre “Os Cuidados Primários em Portugal. Organização e Estratégia”.

À noite teve lugar um jantar/tertúlia na Secção Regional Sul da Ordem dos Médicos com vista à troca de experiências e avaliação da exequibilidade de lançar uma Associação semelhante no Brasil e contou com a presença de várias individualidades incluindo os Drs. Carlos Marques, Vice-Presidente da direção da SPGS, Professor Dr. Luís Martins da Comissão Nacional da SPGS, Drs. Lino Rosado e Helena Bugada dos Corpos Sociais da mesma.

Esta terça-feira, o grupo visitou o hospital do SAMS em Lisboa, Instituição de saúde que é propriedade do Sindicato dos Trabalhadores Bancários, com apoio do Dr. Victor Machado Borges (vogal SPGS) e apresentação pelo Diretor Clínico Dr. Faustino Ferreira.

No dia 21 o grupo segue para Coimbra, onde irá visitar a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Para quinta-feira o programa segue no norte, com visita ao Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, culminando a visita na noite do dia 22 com um jantar/tertúlia na Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos que contará com a presença do Presidente da direção da SPGS, Dr. Miguel Sousa Neves e elementos dos Conselhos de Administração de Centros Hospitalares da região norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *