Menu Fechar

REVISTA PORTUGUESA DE GESTÃO E SAÚDE (Número 1)

É com imenso prazer que informamos que o Número 1 da Revista Portuguesa de Gestão e Saúde (RPGS) já está disponível.

Em breve, todos os associados irão receber por correio um exemplar. Agradeciamos que se algum sócio não receber no decorrer da próxima semana a revista na morada que nos indicou na sua ficha de inscrição nos informe enviando um email para spgsaude@sapo.pt com a morada correcta, pois tal poderá estar relacionado com endereços incompletos ou qualquer outro erro na morada que nos indicou.

O Número 1 contempla quatro artigos de conteúdos diferentes, abrangendo aspectos distintos na área de gestão de saúde.
O primeiro artigo avalia a qualidade de vida relacionada com a saúde pela aplicação de um questionário numa área sensível como é a pediatria. É um artigo original que apresenta uma metodologia de análise relativamente fácil de apreender por todos os interessados nesta área.
O segundo artigo avalia a logística do medicamento em ambiente hospitalar, sugerindo pistas extremamente relevantes para a optimização do circuito do medicamento, com a consequente poupança de recursos financeiros. Desafia-se os leitores a pronunciarem-se sobre este assunto e a apresentarem realidades de outras Farmácias Hospitalares, nomeadamente de Hospitais Públicos.
O terceiro artigo – o qual constituiu o primeiro de um conjunto de oito artigos que integram o dossier temático intitulado Ciclo de Diagnóstico e Intervenção em Organizações de Saúde – apresenta um case study que aborda a necessidade das organizações terem uma Visão e Estratégia que apontem o caminho do sucesso pelo cumprimento de objectivos previamente programadas e reavaliados de forma sistemática.
Vasco Eiriz e colegas propõem no último artigo um modelo de análise da competitividade hospitalar, com base num estudo da própria organização em várias vertentes.

Qualquer colega interessado em publicar algum artigo na revista deverá enviar o mesmo para spgsaude@sapo.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *