Menu Fechar

Ordem dos Médicos apanhada de surpresa pelas notícias sobre o curso de Medicina da Católica

Agência de Acreditação do Ensino Superior aprovou o primeiro curso de Medicina dado por uma universidade privada em Portugal.

A Ordem dos Médicos soube pela comunicação social que o curso de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (UCP) foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). A Ordem, segundo a VISÃO confirmou, ainda não foi notificada de tal aprovação.

Em dezembro passado, a proposta da UCP havia sido chumbada, mas a universidade entregou nova proposta, agora aprovada. A VISÃO também confirmou que a Ordem dos Médicos enviou os pareceres que lhe foram pedidos pela A3ES sobre este curso. Recorde-se que, no ano passado, a OM manifestou-se publicamente contra a proposta da universidade.

Isabel Capeloa Gil, reitora da UCP, foi quem fez o anúncio da aprovação através do twitter ontem, dia 1, ao fim da noite: “Curso de Medicina da Universidade Católica acaba de ser acreditado pela A3ES. Um grande dia para o Ensino Superior e para o sistema científico nacional.”

A Católica torna-se, assim, na primeira universidade privada em Portugal a ter uma licenciatura em Medicina.

O presidente da A3ES, Alberto Amaral, referiu, ao Público, que a acreditação é válida pelo período de um ano, como “é normal sempre que surge um novo curso”, e que, se forem cumpridas todas as regras, será renovada por mais três anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *