Menu Fechar

Literacia em Saúde e Coesão Social em Populações Migrantes – apresentação do projeto

No próximo dia 28 de janeiro vai ser lançado o Projeto Literacia em Saúde e Coesão Social em Populações Migrantes, na Fundação Calouste Gulbenkian.

A sessão terá início às 14h30 com abertura por Guilherme D’Oliveira Martins – da Fundação Calouste Gulbenkian, Carla Nunes – Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Graça Freitas – Diretora Geral de Saúde, e Cláudia Pereira – Secretária de Estado para a Integração e as Migrações.

A apresentação do Projeto será conduzida por João Breda – Organização Mundial de Saúde, Isabel Loureiro, Vice-Presidente do Conselho Nacional de Saúde e Escola Nacional de Saúde Pública, Adalberto Campos Fernandes – Escola Nacional de Saúde Pública, e Sónia Dias – Escola Nacional de Saúde Pública.

Haverá um debate conduzido por Dulce Salzedas, moderadora, Maria da Luz Cabral, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Nuno Veloso, da Câmara Municipal de Lisboa, e Luísa Malhó, Alto Comissariado para as Migrações.

O projeto em causa visa, através de abordagens inovadoras, dar resposta a um importante desafio de Saúde Pública, como são as necessidades prioritárias de saúde de populações em maior desvantagem social e marginalizadas, contribuindo para a obtenção de ganhos em saúde e redução das disparidades em saúde tendo em conta as mais recentes diretivas de política global das Nações Unidas, nomeadamente, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O projeto vai ao encontro das preocupações da Organização das Nações Unidas e da Organização Mundial de Saúde de dar concretização ao compromisso de “não deixar ninguém para trás” através da concretização de ações imediatas direcionadas para as populações mais vulneráveis e menos abrangidas, em prol do bem comum.

O encerramento da sessão ficará ao cargo de José Fragata, Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *