Menu Fechar

“Inovação no Setor hospitalar”

Introdução
É objetivo desta revisão de literatura, refletir sobre o conceito de inovação no setor da saúde, especificamente, nas unidades hospitalares e de que forma a mesma, pode ser usada como solução para os desafios enfrentados na atualidade.
A pesquisa deste tema é relevante devido às mudanças que têm ocorrido no sector na saúde – em específico no sector hospitalar, principalmente pelo ainda maior envolvimento do sector privado, o que tem resultado num maior investimento financeiro, melhoria da hospitalidade e acesso à inovação, principalmente tecnológica, “tendo sido o setor privado a dar os primeiros passos nos caminhos da inovação” (Matos & Nunes, 2016, p. 16), tendo também por consequência um aumento da procura de serviços de saúde por parte dos utentes. Não podemos deixar de lado o papel cada vez mais ativo por parte dos utentes na procura e resolução dos seus problemas de saúde.
A autonomia dos profissionais de saúde já é uma certeza, mas a autonomia do utente tem sido incentivada (Espanha, 2016).
Com isto e de forma a para cumprir os objetivos acima citados, este trabalho iniciou-se com uma pesquisa e compilação da extensa literatura que existe sobre os conceitos de “saúde”, “gestão”, “inovação”, “gestão de inovação”, “inovação no sector da saúde”, “inovação no sector hospitalar”, “inovação tecnológica no sector da saúde”, “inovação tecnológica no sector hospitalar”, entre outros conceitos.
Este trabalho está organizado da seguinte forma: a Introdução, que resume o âmbito e objetivos do mesmo; uma Revisão de Literatura, que é o corpo do trabalho onde são explorados todos os temas referidos acima de maneira a dar resposta ao objetivo do trabalho, estando subdividido nas seguintes secções: Inovação, Tipos de Inovação, Inovação no Sector da Saúde, O Sector Hospitalar, Os desafios do Sector Hospitalares, Inovação no Sector Hospitalar, Resultados da Inovação no sector Hospitalar e Fatores Influenciadores da Inovação no sector Hospitalar, uma Conclusão, de maneira a resumir, sintetizar e dar ênfase aos principais resultados desta revisão de literatura e as Referências Bibliográficas de base à escrita da Revisão de Literatura.

Leia o artigo completo, da autoria de  Liana Santos em:
http://www.jornalmedico.pt/wp-content/uploads/rpgs/rpgs027/mobile/index.html h

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *