Menu Fechar

Duarte Nuno Vieira eleito presidente de Academia Internacional

Duarte Nuno Vieira, de 47 anos, é chefe de Serviço de Medicina Legal, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e já exercera anteriormente o cargo de vice-presidente da Academia Internacional. Preside ainda à Academia Mediterrânica de Ciências Forenses e à Associação Latino-Americana de Direito Médico.
O presidente do INML – organismo tutelado pelo Ministério da Justiça – tem também integrado diversas missões internacionais realizadas sob os auspícios da Amnistia Internacional e da Organização das Nações Unidas, sobretudo no âmbito das violações de direitos humanos.
Duarte Nuno Vieira foi distinguido com títulos honorários por nove associações científicas europeias e sul-americanas e com diversos prémios de investigação nacionais, europeus e americanos. Tem sido membro de múltiplos grupos de trabalho nacionais e internacionais, no âmbito da sua área profissional (diversos deles de nomeação ministerial), e da Assembleia da República, bem como de júris de prémios científicos no âmbito da medicina legal de diversos países europeus.
Autor de mais de duas centenas de trabalhos publicados e editor/coordenador de quatro livros, Duarte Nuno Vieira faz ainda parte da direcção da Confederação Europeia de Médicos Especialistas em Avaliação do Dano Corporal.
Em declarações à agência Lusa, Duarte Nuno Vieira disse que a sua eleição para presidente da Academia Internacional de Medicina Legal “é muito agradável e gratificante”, reconhecendo que o lugar “dá prestígio científico”.
À liderança do organismo que tutela a medicina legal a nível internacional concorreram três especialistas, com Duarte Nuno Vieira a ser proposto pela direcção cessante. A Academia, que congrega uma centena de países, foi fundada em 1932, em Bona (Alemanha), sendo esta a primeira vez que um português preside à sua direcção.
O mandato de Duarte Nuno Vieira inicia-se em Janeiro de 2007 e prolonga-se até ao final de 2009, altura em que Portugal receberá o Congresso Internacional da Academia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *