Menu Fechar

Dia Mundial da Saúde: Uma data forçosamente diferente

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu o 7 de abril como Dia Mundial da Saúde, data da primeira Assembleia Mundial da Saúde realizada em 1948 – ano da criação da OMS.

O tema previsto para 2020, anunciado em 2019, era o do trabalho dos enfermeiros e parteiras. “Porém, foi ultrapassado pela imprevisível pandemia Covid-19”, afirma em comunicado a Fundação para Saúde SNS.

“Hoje todos os Serviços de Saúde em todo mundo, assim como os seus profissionais estão mobilizados para combater a maior pandemia dos últimos cem anos. A luta tem sido difícil mesmo nos países considerados mais ricos e com maiores recursos”, explica a Fundação para Saúde SNS.

A palavra de ordem da OMS lançada há duas décadas sobre a necessidade de se considerar “A saúde em todas as políticas” reveste-se agora de grande atualidade. Assim como a frase e conceito sobre “Pensar global e agir localmente”.

Para a Fundação para Saúde SNS a Saúde deixará “certamente de ser encarada como uma despesa a controlar cegamente, como tem sido por algumas correntes e sectores, até aqui dominantes. Surge, cada vez mais, como um dos melhores investimentos que é possível fazer para que as sociedades funcionem melhor, sejam mais eficientes e disfrutem de mais bem-estar para todos, com menos desigualdades inaceitáveis.”

Notícia completa em:
https://www.jornalmedico.pt/atualidade/38686-dia-mundial-da-saude-um-dia-forcosamente-diferente.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *