Menu Fechar

A importância dos determinantes sociais e da literacia em saúde

Na Medicina Geral e Familiar é característica uma abordagem centrada na pessoa, orientada para o indivíduo, a sua família e a comunidade em que se insere. São prestados cuidados de forma personalizada, uma vez que, o que é apropriado para uma pessoa não o será para outra, e a saúde é determinada por fatores individuais mas também pelo contexto e ambiente em que cada um se insere. Por esse motivo, é fundamental o Médico de Família ter presente quais os determinantes sociais que podem influenciar a saúde de cada pessoa. 

Além das suas características individuais e comportamentos, um indivíduo é influenciado pelo seu ambiente social, físico e económico. Os determinantes sociais de saúde são fatores do contexto ambiental que podem levar a desigualdades em saúde e que incluem a pobreza, educação,  habitação, segurança alimentar, acesso a transportes, desemprego, segurança pública e violência. Maiores rendimentos e um melhor status social estão associados a uma melhor saúde, assim como um baixo nível de educação se associa a pior saúde, mais stress e menor autoestima. As redes de suporte social, o apoio da família, dos amigos, da comunidade, a cultura, o acesso e utilização dos serviços de saúde são também determinantes fundamentais para a saúde de uma pessoa. 

Muitos destes fatores, que na maior parte das vezes não são passíveis de controlo pelo próprio indivíduo, vão também influenciar a sua literacia em saúde. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a literacia em saúde implica a conquista de um nível de conhecimentos, capacidades pessoais e confiança para tomar medidas que melhorem a saúde pessoal e comunitária, através da transformação de estilos e condições de vida. A literacia em saúde observa-se aos mais variados níveis, desde a capacidade de partilhar uma história clínica, saber  gerir doenças crónicas, saber localizar os serviços de saúde, saber utilizar novas tecnologias e compreender conceitos matemáticos como probabilidade e risco. A literacia em saúde implica a posse de conhecimentos básicos sobre saúde, nomeadamente a natureza e causa das doenças e a sua relação com ações do estilo de vida, como a alimentação e o exercício físico.

Artigo completo em:
https://jornalmedico.pt/opiniao/38300-a-importancia-dos-determinantes-sociais-e-da-literacia-em-saude.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *