Menu Fechar

Urgências com falta de pediatras

Em 25 hospitais há falta de pediatras, o que faz com que alguns serviços de Urgência Pediátrica não cumpram os requisitos exigidos pelo Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos.

Uma carência que aumenta os riscos para a saúde e vida das crianças. O alerta foi feito por directores de Pediatria às administrações hospitalares e à Ordem dos Médicos (OM). O CM sabe que aos consultórios privados chegam crianças que não foram bem assistidas na Urgência Pediátrica. No total, há 33 vagas de Pediatria por preencher.

António Brito Avô, antigo presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria, afirmou ao CM que já assistiu na sua clínica crianças com “agravamento da doença”. Nessas situações, os menores tinham ido primeiro a Urgências hospitalares e tinham sido assistidos por médicos não especialistas.

Ao Colégio de Pediatria da OM chegaram denúncias de que algumas administrações hospitalares estão a pressionar os directores de Pediatria para reduzir as equipas da Urgência Pediátrica, em especial no período nocturno, devido ao contexto de contenção económica. O Colégio de Pediatria determina que são necessários no mínimo dois pediatras em presença física, 24 horas por dia, para que um hospital possa manter uma Urgência Pediátrica e uma maternidade a funcionar. De outra forma, não há condições mínimas para garantir a qualidade e a segurança dos cuidados.

O bastonário da OM, José Manuel Silva, reconhece que os hospitais têm feito “um esforço para a contratação de pediatras”.

Fonte: Correio da Manhã, 27 de Dezembro de 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *