Realizou-se no passado dia 30 de maio a 4ª de ciclo de Tertúlias SPGS. O tema escolhido foi “Sobressaltos e Sucessos do SNS ao longo de 40 anos” e a sessão contou com as intervenções de Maria de Belém Roseira, Adalberto Campos Fernandes e José Miguel Boquinhas.
Esta 4ª Tertúlia decorreu na Sala de Conferências da Secção Regional Sul da Ordem dos Médicos, em Lisboa, e contou com a presença do Presidente desta Secção Alexandre Lourenço que reforçou a pertinência das sessões, “sobretudo para discutir o Serviço Nacional de Saúde”.
Maria de Belém Roseira, ex-Ministra da Saúde, iniciou a sessão, falando um pouco da história do SNS, que “surgiu de uma união e sinergia entre Ministérios”. “Fizemos muito porque investimos em formação médica nos melhores centros do mundo”, lembrou, reforçando: “o SNS existe para servir as pessoas e não a si próprio, mas para o fazer tem de tratar bem os seus Recursos Humanos, e o Estado não sabe tratar bem as pessoas e estas coisas têm de ser discutidas para que as coisas se aperfeiçoem e não haja um preço muito alto a pagar”.
Já Adalberto Campos Fernandes, ex-Ministro da Saúde, defendeu que é “importante olhar o passado”, justificando: “temos uma história de sucessos, deixemo-nos de lamúrias. Os portugueses reveem-se na verdade. Há 40 anos conseguimos construir um regime democrático, integrar a União Europeia em construção. Hoje o país cresce mais que a média da UE, o que significa que tem uma capacidade enorme de se erguer”.
Por último, José Miguel Boquinhas, ex-Secretário de Estado da Saúde, apresentou alguns aspetos positivos e negativos do SNS.
A moderar a sessão esteve o Dr. Lino Rosado, Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde.
No final, o Presidente da Direção da SPGS, Miguel Sousa Neves, agradeceu a presença de todos, em especial dos oradores convidados, sublinhando a intenção de continuar este ciclo de tertúlias que tem colocado vários intervenientes na área da Saúde em discussão. A próxima irá decorrer no Porto, em data a definir.
Uma excelente tertúlia e uma mais valia para participantes como eu que aprenderam muito naquelas 2h e pouco de conversa animada,
Miguel Sousa Neves