Menu Fechar

Taxas moderadoras vão aumentar em Janeiro

Segundo o ministro da Saúde, a única excepção vai para os cuidados de saúde primários.

O ministro da Saúde confirma que as taxas moderadoras vão aumentar em Janeiro. A única excepção vai para os cuidados de saúde primários, tal como está previsto no Orçamento do Estado para 2013. Todas as outras vão aumentar de acordo com a inflação, segundo Paulo Macedo.

A taxa de inflação prevista para 2012 é de 2,8%. Desta forma, e para referir um exemplo, uma consulta de especialidade hospitalar, que tem actualmente uma taxa moderadora de 7,50 euros, deve subir para 7,71 euros. No caso de um atendimento em serviço de urgência polivalente (serviço mais completo e diferenciado na resposta às situações de urgência e de emergência), pode subir dos actuais 20 euros para 20,56 euros.

Nos cuidados de saúde primários não há alterações. Estes envolvem, por exemplo, as consultas com o médico de família, os actos e consultas de enfermagem, consulta de medicina geral e familiar ou outra consulta médica que não a de especialidade, consulta de enfermagem ou de outros profissionais de saúde realizada no âmbito dos cuidados de saúde primários.

Paulo Macedo, que esteve esta quarta-feira na comissão parlamentar de Saúde, assumiu também que o Orçamento para o próximo ano inclui a restituição de um dos subsídios aos funcionários públicos e que, por este motivo, terá menos dinheiro disponível para o sector da Saúde.

Fonte: Rádio Renascença, 24 de Outubro de 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *