Menu Fechar

Taxas moderadoras na saúde passam a custar o dobro

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, confirmou nesta segunda-feira à noite que as taxas moderadoras para as urgências polivalentes vão passar a custar 20 euros.

aulo Macedo reafirmou no programa Prós e Contras, da RTP1 o que já tinha anunciado na semana passada, acrescentando que as taxas moderadoras nos centros de saúde vão subir para cinco euros (actualmente são 2,25 euros).

Quer nas urgências, quer nos centros de saúde, as novas taxas moderadoras passam a ser o dobro das cobradas actualmente.

Paulo Macedo assegurou que ninguém deixará de ser atendido no Serviço Nacional de Saúde se não tiver dinheiro para pagar as taxas moderadoras, garantido que o número de pessoas isentas vai aumentar, passando de 4,4 milhões para 5,1 milhões.

O ministro da Saúde comprometeu-se também a garantir um médico de família para todos os portugueses até ao final da legislatura.

Paulo Macedo afirmou ainda não estar ainda decidido o futuro da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, assegurando que o seu encerramento não pode ser dado como garantido.

Fonte: Público, 06 de Dezembro de 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *