Os reembolsos das próteses dentárias afinal não vão ser suspensos. A Administração Central do Sistema de Saúde vai emitir uma nova circular para esclarecer quais os reembolsos director que vão continuar a ser pagos.
As próteses dentárias “são ajudas técnicas, portanto excpecionadas”, confirmou ao”Público” o porta-voz do Ministério da Saúde. A mesma fonte revelou que a ACSS “vai emitir dentro de pouco tempo uma circular informativa” para todos os serviços saberem quais as excepções à suspensão dos reembolsos anunciada na terça-feira. Este esclarecimento surge na sequencia de uma notícia da Rádio Renascença, segundo a qual vários centros de saúde dizem que, “enquanto não lhes forem comunicadas as excepções, a ordem é para suspender todos os reembolsos”.
O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro, tinha garantido já que o reembolso das próteses seria feito nos moldes existentes. “Vai continuar a haver reembolso nos moldes em que existia anteriormente. A medida que foi anunciada – é essa a informação que tenho do Ministério da Saúde – em nada afecta a questão do reembolso pela colocação de próteses dentárias”, disse o bastonário, esclarecendo que “os idosos inscritos no complemento solidário serão reembolsados, de dois em dois anos, para colocação de próteses dentárias”.
Fonte: Diário de Notícias, 12 de Agosto de 2011