Fernando Araújo apresenta projeto-piloto em Matosinhos.
O projeto-piloto “SNS+Proximidade” arranca na região Norte e foi apresentado esta quinta-feira, dia 22 de junho, no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.
Alguns exames e tratamentos, como análises clínicas, raio-X, espirometrias, eletrocardiogramas, reabilitação física e terapia da fala, entre outros, vão passar a ser disponibilizados nos centros de saúde, para que os utentes possam resolver os seus problemas mais rapidamente, ajudando a diminuir as idas às urgências e os episódios de internamento.
Este será um dos lados visíveis de um projeto de reformas mais abrangente, que pretende facilitar, acima de tudo, o acesso e o percurso dos utentes ao longo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Fazem parte deste projeto o Hospital Pedro Hispano e os centros de saúde de Matosinhos, o Centro Hospitalar do Porto, o Hospital de Santa Maria Maior, em Barcelos, bem como os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) de Gondomar, Porto Ocidental e Esposende/Barcelos.
A iniciativa envolve cerca de 657. 544 utentes, 18% do total de inscritos na região Norte, a região com melhores condições para avançar com o projeto, nomeadamente cobertura quase total de médicos de família e ACES com outras profissões de saúde, como psicólogos, nutricionistas e dentistas.
Se os resultados deste projeto-piloto forem positivos, o Ministério da Saúde pretende estender o SNS + Proximidade ao resto do país durante o próximo ano.
Para saber mais, consulte:
Administração Regional de Saúde do Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt
Fonte: Portal SNS