O número de reclamações contra os serviços públicos de saúde têm vindo a aumentar desde 2008, tendo a Entidade Reguladora da Saúde recebido 286 queixas no primeiro semestre deste ano.
O “Relatório de Reclamações do Setor Público relativo ao primeiro semestre de 2013” revela que nos primeiros seis meses deste ano foram apresentadas mais 86 queixas do que no período homólogo e mais 223 do que no primeiro semestre de 2011.
O relatório da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) mostra uma tendência crescente desde 2008, com um total de 125 reclamações nesse ano, 146 em 2009, 181 em 2010, 235 em 2011 e 407 em 2012.
As regiões de saúde do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo congregam a quase totalidade das reclamações: 45,5% (130) tiveram origem em serviços de saúde do Norte e 37,1% (106) foram provenientes da grande Lisboa.
No que respeita aos assuntos que originaram as queixas, a “qualidade da assistência de cuidados de saúde” lidera com um total de 103 reclamações, seguida de dificuldades relacionadas com o “acesso”, que totaliza 61 reclamações.
As outras queixas distribuem-se por áreas como a qualidade da assistência administrativa, assistência humana, questões financeiras, questões legais ou tempos de espera.
Ainda no primeiro semestre de 2013, a ERS arquivou 64 processos de reclamação, a maioria dos quais por considerar que “a situação não era suscetível de outra atuação que não a já garantida”.
Fonte: Jornal de Notícias, 9 de Agosto de 2013
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