Menu Fechar

Preço e quantidade de medicamentos vendidos fora das farmácias estão a aumentar

A venda de medicamentos não sujeitos a receita médica fora das farmácias aumentou este ano em preço e em quantidade, tendo representado 16% do total de vendas destes fármacos, revela um relatório da autoridade do medicamento, avança a agência Lusa.

 

De acordo com o Infarmed, o índice de preços dos medicamentos vendidos nos 988 locais de venda registados subiu nos primeiros nove meses do ano 2,3% face ao período homólogo.

 

O relatório de vendas de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) fora das farmácias mostra que as vendas no período de Janeiro a Setembro de 2012 tiveram a nível global um crescimento de 4,9% em volume (mais cerca de 245 mil embalagens) e de 5,3% em valor (mais cerca de 1,1 milhões de euros).

 

Assim, as vendas neste período atingiram um valor a Preço de Venda ao Público (PVP) de 23.424.524 euros, correspondente a 4.894.410 embalagens.

 

Em termos de volume, estas vendas representam 16% do Mercado Total de MNSRM.

 

O maior volume de vendas destes medicamentos ocorreu nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal, havendo um aumento no nível de preços nestes distritos face ao mesmo período do ano anterior.

 

Analisando a distribuição de mercado, o grupo farmacoterapêutico analgésicos e antipiréticos lidera as vendas em volume, sendo responsável por 24% do total das unidades vendidas.

 

O grupo Modificadores da Motilidade Intestinal encabeça as vendas em termos de valor a PVP, totalizando 3.156.050 euros.

 

Ambos apresentam crescimentos de mais de 10% face ao período homólogo, destaca o Infarmed.

 

Em termos de embalagens, a substância activa mais vendida foi o paracetamol, representando quase 14% do total das unidades vendidas, o que se traduz num aumento na variação homóloga de mais de 23%.

 

A substância activa mais expressiva em termos de valor foi a Diclofenac, totalizando 1.330.284 euros em valor PVP.

 

A Pharmacontinente – Saúde e Higiene tem sido a maior responsável pelas vendas, com 45% do mercado em volume e em valor.

 

As entidades com os índices de preços mais baixos no período de janeiro a Setembro de 2012 são António Almeida Mareco, Duo Dinâmico Lda e Pingo Doce Distribuição Alimentar, à qual corresponde o maior valor de vendas, traduzido em 4.660.540 euros.

Fonte: RCM Pharma, 22 de Novembro de 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *