Menu Fechar

Portugueses recorrem cada vez mais aos privados

Na última década, a rede de hospitais privados tem vindo a ganhar terreno ao SNS na prestação de cuidados de saúde aos portugueses. Facilidade de acesso, resposta mais rápida e liberdade de escolha jogam a favor do sector privado.

Os hospitais privados já fazem mais de um quarto das consultas externas (27,5%) e dos atos complementares de terapêutica (27%). Ainda não têm um peso tão expressivo nos internamentos mas são já responsáveis por cerca de um quarto (19,5%). E mesmo ao nível do atendimento nas urgências e dos atos complementares de diagnóstico têm aumentado a sua intervenção, ganhando terreno face ao Sistema Nacional de Saúde (SNS). A expansão das unidades hospitalares privadas na última década (existem atualmente mais 14 do que em 2003 enquanto que o SNS conta com menos quatro, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística) não é a única explicação para este aumento.

“Não é fácil ler os números sem ter em linha de conta uma perspetiva ideológica do que deve ser o Estado social”, começa por dizer ao DN Marta Temido, presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH), alertando para o facto de Portugal ser “um país com grandes assimetrias, nomeadamente na componente rendimento”. Por isso mesmo, questiona: “Será que estes dados refletem complementaridade entre privados e SNS ou é substituição para quem pode pagar?”

Fonte: Diário de Notícias, 16 de Abril de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *