Portugueses poderão vir a ser assistidos na Galiza
O Governo autónomo da Galiza está a estudar a possibilidade de cidadãos portugueses puderem utilizar algumas especialidades médicas e cirúrgicas nos hospitais e centros de saúde da província de Pontevedra.
A notícia foi avançada recentemente pelo jornal La Voz de Galicia e citada pelo Público, que assegura que, há perto de um mês, o Grupo de Trabalho Galiza-Norte de Portugal aprovou um plano estratégico que sublinha a necessidade de “partilha de serviços básicos”.
Citando a notícia publicada no diário galego, que por sua vez aponta como fonte a Consellería de Sanidade, o jornal português refere que ainda “ não se estudaram os serviços concretos nos quais poderá materializar-se a transferência de pacientes”.
No entanto, é já certo que os hospitais galegos não incluirão municípios portugueses nas suas áreas de referência, ficando os acordos circunscritos ao uso de serviços especializados e a prestações concretas, definidas em função de razões técnicas ou geográficas.
O objectivo, esclarece o periódico espanhol, é responder à “ deficiência de infra-estruturas “ no Norte de Portugal, já que para determinados cuidados médicos os utentes da raia têm como centros de referência os hospitais do Porto. De acordo com o Público, Valença do Minho deverá ser a grande beneficiária.