O ministro da Saúde, Paulo Macedo, confirma que o Governo tem um plano para captar doentes estrangeiros.
Vários Ministérios estão nesta altura a trabalhar para identificar os mercados mais promissores. Defende-se também a exportação de conhecimento e recursos humanos, a começar pelos países lusófonos.
A ideia, para captar doentes estrangeiros, segundo o ministro da Saúde, passa por aproveitar o crescimento do sector privado e criar novos centros de excelência no Serviço Nacional de Saúde.
“Em primeiro lugar desenvolver as respostas no país afirmando-se Portugal como um destino de excelência para o tratamento de determinadas patologias com uma oferta transversal decorrente de desenvolvimentos de parcerias entre vários elementos da cadeia de valor, agregando prestadores de serviço, indústria, universidades, público, privado e área social. Em segundo lugar desenvolver as respostas do país afirmando-se igualmente Portugal como um emissor de serviços para o exterior e para a CPLP contrariando em algumas áreas o fluxo histórico existente e potenciando em outras áreas oportunidades que se perspectivam”, disse.
Paulo Macedo fez estas declarações numa conferência em Lisboa sobre a nova medicina e os desafios económicos.
Fonte: Rádio Renascença, 13 de Novembro de 2012