O ministro da Saúde diz que não é verdade que as consultas aumentem para 10 euros. Paulo Macedo pede calma e diz que o melhor é esperar pela portaria que vai sair em breve.
O responsável pela pasta da Saúde diz que em média por ano os portugueses vão pagar mais 2,5 euros pelas consultas no Sistema Nacional de Saúde e desmente que o preço das consultas nos hospitais e centros de saúde aumente para os 10 euros.
O ministro aconselha calma: «Vale a pena analisar serenamente, esperar pela portaria e sobretudo não estar a comentar os comentários dos comentários que não têm qualquer base».
«Vamos fazer uma conta simples, por cada português daria a mais por ano cerca de dez euros, mas não dá, porque há quase sete milhões de portugueses que total ou parcialmente estarão isentos, portanto há três milhões de portugueses que vão pagar este acréscimo, então estes 90 a 100 milhões de euros divididos por três milhões darão cerca de 30 euros por ano, quer dizer que em média cada português pagará mais 2,5 euros daqueles que não estão isentos», explica.
Fonte: TSF, 14 de Dezembro de 2011