A poucos dias das eleições, o ministro da saúde fez quatro anúncios para pacientes e trabalhadores no seu sector. Saiba aqui quais foram.
Aumento salarial para 11 mil enfermeiros já a partir de amanhã – O ministro da Saúde chegou a acordo com o sindicato dos enfermeiros para que os salários dos contratados sejam equiparados aos dos profissionais que estão nos quadros da Função Pública. Em causa estão “mais de 11 mil enfermeiros” que, a partir de dia 1 de Outubro – a três dias da ida às urnas -, vão ter um aumento de cerca de 200 euros mensais, passando dos 1.020,06 euros para os 1.201,48 euros, o mesmo valor que um enfermeiro dos quadros em início de carreira (1º escalão).
Médico de família para 450 mil portugueses, nas próximas semanas – A explicação do ministério diz que vai ser possível chegar a estes números devido à contratação de 237 médicos que obtiveram a especialidade e cujo processo entrou na fase de conclusão na passada semana, mas também à entrada de pouco mais de cem médicos que obtêm a especialidade este mês. Como cada médico terá uma lista de 1900 utentes, “gradualmente nas próximas semanas” vai existir “a atribuição de um médico de família a cerca de 450 mil utentes”.
Lançada amanhã linha de apoio em cuidados paliativos para esclarecer população – A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) lança na quinta-feira uma linha de apoio gratuita que pretende esclarecer a população sobre o que são os cuidados paliativos, onde existem e como se pode aceder a eles. A Linha de Apoio em cuidados paliativos (800 209 531), que apenas estará disponível em outubro, entre as 20:00 e as 22:00, faz parte de uma campanha que assinala os 20 anos da APCP.
107 doentes com hepatite C curados através de programa de tratamento – Um total de 107 doentes com hepatite C ficaram totalmente curados através do programa de tratamento lançado em fevereiro, após meses de negociações entre o Governo e a indústria e de reivindicações de doentes e familiares, anunciou o Infarmed. De acordo com uma nota do organismo que regula o setor do medicamento em Portugal, foram autorizados 6.815 tratamentos, dos quais 4.060 foram já iniciados pelos hospitais.
Anúncio de uma nova unidade de Saúde em Famalicão – Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte divulgou ontem ter aprovado a abertura de uma unidade em Famalicão e manifestou a possibilidade “de aprovar mais cinco até ao final do ano”, em Amarante, Gaia, Régua (2) e Felgueiras.
Fonte: Económico, 30 de setembro de 2015