Ministério da Saúde confirma que recebeu dezenas de receitas alegadamente com irregularidades.
O Bastonário dos Farmacêuticos quer que seja feita uma auditoria à prescrição de medicamentos, como tal, enviou 36 receitas, que garante terem irregularidades, ao ministro da Saúde, Paulo Macedo.
Em declarações à agência Lusa, Maurício Barbosa diz que se trata apenas de uma amostra, garantindo que tem dezenas de receitas irregulares, nomeadamente, no que se refere às excepções que impedem os farmacêuticos de substituírem os medicamentos receitados.
O Ministério da Saúde confirma a recepção das receitas e adianta que já pediu elementos sobre estas prescrições ao Centro de Conferência de Facturas da Maia e às respectivas administrações regionais de saúde.
Questionado sobre estas irregularidades na prescrição, o bastonário da Ordem dos Médicos disse estar “totalmente de acordo” com Carlos Maurício Barbosa, sublinhando que “estas situações devem ser analisadas e corrigidas”.
Para José Manuel Silva, “a lei deve ser cumprida para todos os parceiros no sector da saúde” e as irregularidades devem ser “analisadas e corrigidas como muitas outras que a Ordem dos Médicos tem referido e que necessitam de igual tratamento”.
fonte: Rádio Renascença, 27 de Setembro de 2013