Os cinco novos presidentes das administrações regionais de saúde (ARS) do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve tomam hoje posse numa cerimónia em Lisboa.
Para presidir à ARS Norte, o Governo escolheu Luís Castanheira Nunes, que terá como vogais Ponciano de Oliveira e Rui Afonso Cernadas. Pela ARS Centro toma posse José Azenha Tereso, tendo como vogais Fernando Lopes de Almeida e Luís Mendes Cabral. À frente da administração de Lisboa e Vale do Tejo ficará Luís Cunha Ribeiro, que terá na sua equipa Luís Pisco e Pedro Ventura Alexandre.
José Robalo toma posse como presidente da ARS Alentejo e terá como vogais no conselho directivo António Graça Lopes e Paula Ribeiro Marques. A ARS do Algarve passa a partir de hoje a ser administrada por Gildásio Martins dos Santos e pelos vogais Ana Maria Costa e Miguel Lopes Madeira.
Esta mudança representa também uma redução do número de dirigentes nas ARS. Com o corte o Ministério da Saúde garante que vai poupar mais de 200 mil euros por ano. Isto porque cada ARS passará a ter um máximo de três elementos nas estruturas de topo, sendo que a poupança mais significativa será em Lisboa e Vale do Tejo.
A tomada de posse destes novos dirigentesacontece hoje às 12h00, em Lisboa, nas instalações da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) e contará com a presença do ministro da Saúde, Paulo Macedo.
Fonte: Público, 25 de Outubro de 2011