O Ministério da Saúde lança hoje nas redes sociais a campanha “Eu escolho comer bem!”, pontapé de saída para passar do plano à prática.
A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, apresentou esta sexta-feira, 3 de março, as linhas estratégicas do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) 2022-2030. A apresentação decorreu no encerramento da conferência “Promoção da Alimentação Saudável: Passado, Presente e Futuro”, um encontro organizado pela Direção Geral da Saúde no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, que apresentou o seu relatório de atividades de 2022.
A conferência juntou vários especialistas, com enfoque na alimentação durante os primeiros mil dias de vida, na oferta alimentar das cantinas e nos estudos promovidos pelo PNPAS, nomeadamente sobre a caracterização nutricional do mercado alimentar nacional ou do tipo de pescado disponibilizado às crianças nas escolas.
O novo Programa, com um horizonte até 2030, esteve em consulta pública no final do ano passado, estando agora publicada a versão final, que estabelece metas em matéria de promoção da alimentação saudável, com impacto na redução da carga de doença e melhoria da qualidade de vida.
“A alimentação inadequada é uma das principais causas evitáveis de doenças crónicas, de perda de qualidade de vida e de mortalidade prematura em Portugal. Por isso, não temos qualquer dúvida da urgência em alterar a realidade”, afirmou a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, sublinhando que a implementação de medidas que permitam atingir os objetivos do Programa exige a colaboração de diferentes parceiros, autarquias, escolas e academia.
Margarida Tavares anunciou também a reativação do grupo da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, que reúne várias áreas sectoriais do Governo, “para que a alimentação saudável esteja em todas as políticas e para que, por outro lado, as políticas das outras áreas governativas possam, também, exercer o seu papel no cumprimento do Programa”.
Com o propósito de divulgar os principais objetivos do novo Programa, o Ministério da Saúde lançou esta sexta-feira nas redes sociais a campanha “Eu escolho comer bem!”, pontapé de saída para passar do plano à prática. Além da informação sobre diferentes metas do plano, serão promovidos, nas próximas semanas, momentos de interação online com os cidadãos, para diálogo e esclarecimento de dúvidas nesta área, com o objetivo de contribuir para maior mobilização e capacitação para opções de alimentação saudável no dia-a-dia.