Menu Fechar

Novo hospital em Lisboa pode resultar em poupança de 72 milhões de euros em 30 anos

O coordenador do Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar afirmou hoje que a construção do novo hospital oriental de Lisboa pode traduzir-se numa poupança para o Estado de 72 milhões de euros em 30 anos.

Mendes Ribeiro falava no final da apresentação do relatório deste grupo técnico, o qual foi hoje entregue ao ministro da Saúde, Paulo Macedo. Este grupo preconiza a construção da nova unidade, da qual deverão fazer parte os cinco hospitais que compõem o Centro Hospitalar de Lisboa Central (Estefânia, Santa Marta, São José, Capuchos e Desterro) mais o Curry Cabral e a Maternidade Alfredo da Costa.

A nova construção, cuja decisão está suspensa há cerca de um ano, deverá reduzir o número de camas de 700 para 500 e, tendo em conta as despesas atuais com rendas e manutenção, poderá resultar numa poupança de 72 milhões de euros para o Estado, em 30 anos. Na passada terça-feira, o ministro da Saúde disse no Parlamento que a construção deste novo hospital é uma prioridade para o Executivo, mas a falta de “folga” orçamental está a inviabilizar, para já, a sua concretização.

Hoje, no final da apresentação do relatório, Paulo Macedo reiterou que este novo hospital é uma prioridade, não esclarecendo se vai acatar a proposta do grupo técnico. Sobre as propostas, o ministro disse apenas que vai estudar, reconhecendo que são “importantes” e que algumas merecem um maior aprofundamento e outras, mais polémicas, alguma ponderação. Segundo Paulo Macedo, o relatório vai agora ser objeto de discussão pública e deverá ter uma resposta do governo no início do próximo ano, quando o ministro tiver na sua posse outros estudos atualmente em elaboração.

Mendes Ribeiro, por sua vez, destacou aos jornalistas a aposta da qualidade que deve nortear a reforma hospitalar. A esse propósito, defendeu um investimento de medidas que reduzam a atual taxa de infeções hospitalares que atingem um em cada dez doentes internados.

Fonte: Diário de Notícias, 21 de Novembro de 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *