Menu Fechar

Ministro da Saúde quer “limpar” listas de espera no SNS

Paulo Macedo revelou que apesar das “dificuldades”, o Governo vai “continuar a melhorar a oferta de serviços”, com a abertura de novas unidades, dando como exemplo o Hospital de Todos-os-Santos, em Lisboa.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, diz que uma das prioridades para este ano é a revisão da lista de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O objectivo é que mais portugueses tenham acesso a médico de família.

A operação de limpar as listas foi já negociada com os sindicatos e vai avançar este ano para excluir utentes que não devem constar destas bases de dados. Outra prioridade vai ser a reforma dos medicamentos, disse Paulo Macedo, que falava depois da visita desta terça-feira ao Hospital de Beja.

O ministro da Saúde revelou ainda que apesar das “dificuldades” esperadas para este ano, o Governo vai “continuar a melhorar a oferta de serviços” na área da saúde, com a abertura de novas unidades, dando como exemplo o Hospital de Todos-os-Santos, em Lisboa.

Segundo o governante, “foi despachada, há três dias, a criação do grupo de trabalho que vai analisar concretamente como se pode avançar” com este novo centro hospitalar, o qual, além de “substituir seis hospitais, vai mudar a face da oferta hospitalar em Lisboa”.

Paulo Macedo enumerou ainda que há “um conjunto de hospitais” espalhados pelo país que vai “entrar em funcionamento” ao longo deste ano.

“Na semana passada tivemos oportunidade de ver o Hospital da Guarda, que deverá ficar ao serviço da população nos próximos meses”, exemplificou.

O governante indicou igualmente os casos dos hospitais de Lamego, “que abrirá em breve”, de Amarante, “que já abriu parcialmente e cujas fases seguintes serão também abertas” ainda durante o 1º trimestre, e de Vila Franca de Xira, previsto para o 2º trimestre.´

Fonte: Rádio Renascença, 1 de Janeiro de 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *