O Ministério da Saúde garantiu, esta segunda-feira, que não irá encerrar qualquer maternidade no seguimento da portaria publicada quinta-feira que categoriza os hospitais do Serviço Nacional de Saúde.
A garantia do Ministério de Paulo Macedo surge após o presidente da Federação Distrital de Bragança do PS, Jorge Gomes, ter acusado, esta segunda-feira, o Governo de se preparar para encerrar a única maternidade do nordeste transmontano com a nova categorização dos estabelecimentos de saúde.
“O Ministério da Saúde informa e garante que, no âmbito do diploma em questão, o encerramento da maternidade da Unidade Local de Saúde do nordeste transmontano, ou de qualquer outra maternidade, não se coloca”, lê-se no esclarecimento.
A mesma nota revela que a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) irá “publicar brevemente um conjunto de informação relacionada com a aplicação” da portaria.
O Ministério da Saúde diz ainda estar “disponível para prestar todos os esclarecimentos, de forma a evitar interpretações erróneas, geradoras de desinformação e alarme junto das populações”.
A portaria determina que as instituições hospitalares cumprem as reorganizações propostas até 31 de dezembro de 2015.
Fonte: Jornal de Notícias, 15 de Abril de 2014
O Ministro percebe que o decreto-lei tem enormidades e precisa ser corrigido. E terá o bom senso de o fazer. Mas temos que ser todos nós a contribuir criticando positivamente e apontando alternativas ou pelo menos os erros de tal documento