O Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde (SPGS) foi um dos convidados para participar neste Congresso que tem como tema central “A Ciência em tempo de pandemia” e que visa “debater o impacto que a pandemia da COVID-19 tem tido em diversas áreas, como na medicina, na ciência e na sociedade”.
O evento, presidido por Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, decorre de 31 de maio a 3 de junho, na Igreja do Convento São Francisco, em Coimbra.
No painel “Gestão em Saúde – Reajustar as Políticas Públicas de Saúde por experiência da Pandemia”, Miguel Sousa Neves defendeu que na base do sucesso das Políticas Públicas deve estar a cooperação entre todos os intervenientes, assim como sublinhou a necessidade de atuar sobre os determinantes sociais e ambientais da saúde passíveis de serem modificados “para promover o nosso bem-estar e combater as desigualdades”.
O Presidente da SPGS lembrou ainda a importância de conciliar o objetivo do bem-estar das pessoas com o crescimento da economia. “Se aos poucos colocarmos no topo o bem-estar das pessoas estaremos a cuidar e a sustentar de uma forma dinâmica, positiva e a médio prazo a nossa economia”.