Menu Fechar

Médicos nacionais ganham menos do que os de 13 países europeus

Ministro Paulo Macedo quer contratar foraValores mais baixos tornam o país menos atrativo para clínicos estrangeiros. Mesmo para os de países que ainda pagam menos e que preferem ir para o Reino Unido e França

Portugal está na segunda metade da tabela no que diz respeito aos salários dos médicos na Europa. No topo da lista constituída por 23 países, e que foi elaborada pela Associação Europeia dos Médicos Hospitalares, está a Bélgica, cujo ordenado máximo pago aos clínicos ronda os 16 mil euros e o mínimo os seis mil. Portugal, no 14.º lugar, está a pagar um mínimo de 1566 euros brutos mensais (a internos do ano comum) e um máximo de 5063 euros a assistentes graduados seniores no tipo da carreira, de acordo com a tabela salarial das 40 horas semanais.

Na última semana soube-se do interesse do Ministério da Saúde em contratar médicos espanhóis junto à fronteira para combater a falta de médicos de família no interior do país. As condições oferecidas são as mesmas dadas aos médicos portugueses, mas que se mostraram pouco atrativas para os clínicos do país vizinho. Em cima da mesa estão 2700 euros mensais brutos, inferiores, por exemplo, aos valores praticados no País basco: 4200 euros. Mas não é só Espanha que paga mais aos médicos.

Fonte: Diário de Notícias, 22 de março de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *