Menu Fechar

Médicos de acordo com concurso embora não resolva problema de falta de clínicos

Sem Título

Ministro da Saúde vai lançar um novo concurso para 200 profissionais para tentar trazer para o SNS médicos de medicina geral e familiar que venham de fora.

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, diz que apenas o novo concurso de clínicos, referido pelo ministro da Saúde em entrevista à Renascença e ao Jornal de Negócios, não resolve o problema da falta de profissionais.

Paulo Macedo disse que vai lançar um concurso para 200 médicos em medicina geral e familiar, “tentando abranger aqueles questão fora do Serviço Nacional de Saúde, pessoas que tenham tirado o seu curso fora e nunca tenham entrado no SNS ou que estejam no privado e queiram vir para o sector público”.

O bastonário José Manuel Silva diz que os médicos estão “inteiramente de acordo” com a medida. “Aliás, isso decorre também de uma proposta que a Ordem  já tinha feito ao ministro da Saúde, de pedir um concurso aberto externo para especialistas em medicina geral e familiar que estão fora do SNS, para poderem regressar ao SNS, ou concorrer pela primeira vez ao SNS para reduzir as listas de cidadãos sem médicos de família”, aponta.

Ainda que possa ajudar, o bastonário lembra que “não serão mais de algumas dezenas, portanto não vão resolver o problema, mas vão ser uma contribuição para minorar o problema”.

Um dos objectivos deste governo é dar um médico de família a todos os portugueses. Nesse sentido, foram alargadas as listas de doentes por médico, uma medida que, aliada a outras, permitiu que 500 mil portugueses ganhassem um médico. A zona onde continuam a falta mais médicos de família é a região de Lisboa e Vale do Tejo.

Fonte: Rádio Renascença, 19 de Fevereiro de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *