Os profissionais mais bem pagos nos hospitais EPE ganham num ano entre 255 mil euros e 744 mil euros, segundo valores detetados por uma auditoria do Tribunal de Contas (TC).
De acordo com o ranking de 10 profissionais com melhores remunerações, o médico mais bem pago em 2009 ganhou um total de 744.655,65 euros, o que dá uma quantia mensal superior a 53 mil euros, apesar de a remuneração base mensal ser de 5.523 euros.
O restante auferido por este chefe de serviço do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio é alcançado com outras remunerações, nomeadamente horas extraordinárias, prevenções, produção adicional, entre outras.
Neste top 10, o ordenado total mais baixo é de 255 mil euros anuais, que perfaz 18 mil euros mensais, quando a remuneração base por mês é de 3.960 euros.
Em 2009, tal como em 2008, o maior número de médicos com as remunerações globais mais elevadas trabalhavam em unidades hospitalares do Alentejo. A categoria de chefe de serviço é a mais bem paga.
O relatório do Tribunal de Contas revela ainda que as remunerações dos cinco médicos que mais ganham em cada unidade têm superado os vencimentos dos administradores dos hospitais. Assim, os cinco médicos que mais recebem por unidade ganharam 34 milhões de euros em 2009, mais do dobro de todos os membros dos conselhos de administração de todos os hospitais.
Ainda assim, os 198 membros dos conselhos de administração dos hospitais EPE receberam 14,4 milhões de euros em 2009, mais 19% do que no ano anterior. Em média, cada um ganha mensalmente mais de seis mil euros.
Fonte: Sic Notícias, 14 de Outubro de 2011
No caso específico da Saúde pediria ao Ministro que solicite junto do Tribunal de Contas informação detalhada sobre as maiores despesas ocorridas no SNS nos últimos anos, uma listagem detalhada de todas as nomeações de cariz político efectu…adas nos últimos 5 anos e também uma listagem detalhada dos vencimentos auferidos por todos os gestores e directores de serviços clínicos nos últimos 2 anos. E que esta informação fosse tornada pública porque quem não deve não teme