Dados da Administração Central do Sistema da Saúde mostram que, em 2012, mais de sete milhões de portugueses tiveram consulta no centro de saúde, mais 312 mil que no ano anterior.
Os médicos de clínica geral consideram positivos os dados que apontam para uma redução do número de consultas e um aumento dos utentes que procuram os centros de saúde. Para Rui Nogueira, vice-presidente da Associação de Médicos de Clínica Geral, os dados mostram que o sistema está mais eficaz.
“O facto de aumentar o número de utilizadores, diminuindo o número de consultas e, simultaneamente, aumentando o número de atendimentos não presenciais, quer dizer que o sistema está a funcionar melhor, que conseguimos ter melhor acessibilidade, chegar a mais pessoas e isso é positivo”, defende.
Quanto à explicação para a maior procura dos centros de saúde, Rui Nogueira considera que a situação económica das famílias pode ser um dos motivos, mas não é o único.
Segundo dados da Administração Central do Sistema da Saúde (ACSS), ao longo do ano passado, mais de sete milhões de portugueses tiveram consulta no centro de saúde, mais 312 mil que no ano anterior, embora o número total de consultas tenha baixado.
Ainda de acordo com os dados da ACSS, as urgências dos hospitais tiveram menos procura e houve menos meio milhão de atendimentos em 2012 em relação ao ano anterior.
Fonte: Rádio Renascença, 18 de Fevereiro de 2013