Menu Fechar

Mais de 500 mil utentes riscados das listas do SNS

Os dados são avançados pelo relatório da Administração Central do Sistema de Saúde. De janeiro a setembro mais de 500 mil utentes saíram das listas do Serviço Nacional de Saúde.

Os cidadãos que não contactavam com o centro de saúde há mais de três anos têm sido notificados pelas Administrações Regionais de Saúde para dizerem se têm ou não interesse em manter o médico de família.

No relatório da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), o Ministério da Saúde sublinha que até ao final do ano é expectável que o número de utentes com médico de família aumente de forma significativa.

Em declarações à TSF, Alexandre Lourenço, vogal da ACSS, diz que até ao momento conseguiram «limpar as listas em mais de 500 mil utentes. A limpeza que estamos a fazer desde o início do ano, e que é um processo contínuo, vai permitir atribuir médico de família a muito mais portugueses».

Alexandre Lourenço explica que «muitos destes utentes eram duplicados, eram inscrições em vários médicos de família, em diferentes centros de saúde. Outros casos são falecimentos de utentes que acabaram por nunca ser retirados das listas ou casos de emigração».

Fonte: TSF, 25 de Setembro de 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *