O maior número de reclamações relativas às unidades de saúde em 2011 prende-se com a qualidade de assistência administrativa (2076), seguida do tempo de espera superior a uma hora (1744), revela um relatório da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
Além das 2076 reclamações relacionadas com a qualidade da assistência administrativa, houve ainda mais 17 exposições sobre este assunto, somando assim 2093 participações (24,93% do total).
Destes 2093 casos, 1924 ocorreram em unidades do sector privado, contra 169 no público.
Quanto ao tempo de espera superior a uma hora, motivou ainda seis exposições, totalizando 1750 participações (20,84% do total).
Destas 1750 ocorrências, 1655 verificaram-se no sector privado e 95 no público.
Em termos de assunto visado nas reclamações, a qualidade de assistência nos cuidados de saúde surge em terceiro lugar, com 1198 queixas e 115 exposições, num total de 1313 (15,64%).
Neste tipo de reclamação/exposição, 1175 registaram-se em unidades do sector privado e 138 no público.
Questões financeiras motivaram 102 reclamações e 10 exposições (112 no total), tendo sido o quarto maior motivo das queixas.
Do total de 112, 100 aconteceram em unidades privadas de saúde e 12 no sector público.
Questões relacionadas com folha de reclamação anulada, com assistência humana, acesso, discriminação, instalações e questões legais integram ainda o rol de reclamações e exposições feitas pelos utentes dos serviços privados e público de saúde.
Fonte: Jornal de Notícias, 7 de Fevereiro de 2012