José Manuel Silva, candidato único ao cargo de presidente, foi reeleito bastonário da Ordem dos Médicos, indica um comunicado enviado hoje à agência Lusa.
Nos conselhos regionais do Centro e do Sul e Ilhas da Ordem dos Médicos – os únicos órgãos disputados por mais de uma lista – alcançaram a vitória os candidatos Carlos Cortes e Jaime Teixeira Mendes, respetivamente.
No seu discurso de apresentação de candidatura, há cerca de um mês, José Manuel Silva mostrou-se disponível para colaborar com o Governo na produção de um documento “que norteie o futuro da saúde em Portugal”.
Para os próximos três anos, o bastonário hoje reconduzido no cargo prometeu ainda que a Ordem dos Médicos estará “mais vezes” no terreno, próxima de médicos e dos doentes, para combater os “problemas reais, que são muito graves”.
No seu entender, os próximos tempos “serão ainda mais complicados e desafiantes do que os anos mais recentes”, com muitos desafios na área da saúde.
Já Jaime Mendes, eleito para o Conselho Regional do Sul e Ilhas, reafirmou a vontade da sua equipa de “promover uma discussão democrática da reforma estatutária”, assim como “a publicação atempada do conselho nacional executivo e a reforma geral dos serviços administrativos regionais e distritais com a autonomização dos serviços da presidência”.
Jaime Mendes promete ainda “modificar o regulamento dos Colégios, criando um método eleitoral proporcional” que permita a participação de elementos das listas minoritárias, além de criar meios e instalações para as duas maiores distritais do país: Lisboa e Grande Lisboa.
No conselho regional do Norte foi confirmada a eleição do candidato único Miguel Guimarães.
Fonte: Jornal de Notícias, 13 de Dezembro de 2013