O Hospital de São João, no Porto é, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor unidade de saúde do país, de acordo com a sétima ‘Avaliação de Desempenho dos Hospitais Públicos (Internamento) em Portugal Continental’, realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública.
Apontado como o melhor hospital no que respeita ao internamento e qualidade dos cuidados prestados a sete de um total de 17 agrupamentos de doenças, nomeadamente as patologias cardíacas e cardiovasculares, digestivas, endócrinas e metabólicas, infecciosas, pediátricas, doenças da pele e tecido celular subcutâneo e do sangue e dos órgãos linfáticos e hematopoiéticos, a classificação alcançada pelo Hospital de São João é, na óptica da directora Clínica, uma vitória que deve ser partilhada com os profissionais da unidade.
“A classificação demonstra, antes de mais, a qualidade dos nossos profissionais. Estes resultados juntam-se a outros indicadores que nos colocam entre os melhores da Península Ibérica”, afirmou Margarida Tavares, membro do conselho de administração do hospital que conta com seis mil funcionários e mais de 20 mil pacientes atendidos todos os dias.
Em segundo lugar do ranking deste ano está o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, uma referência no tratamento do cancro do pulmão, do cólon e do recto, insuficiência cardíaca e transplantes, seguido do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, que engloba os Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, e que lidera o tratamento das doenças cerebrovasculares, responsáveis pela morte de 13250 portugueses no ano passado.
Fonte: Correio da Manhã, 15 de Dezembro de 2012