Milhares de utentes estão a receber avisos dos estabelecimentos hospitalares para pagar taxas moderadoras em falta. “Os hospitais estão a fazer uma pressão muito maior para cobrar estes valores”, confirma Pedro Lopes, presidente da Associação dos Administradores Hospitalares, que arrisca que este ano o valor arrecadado desta forma “já é superior à cobrança total do ano passado”.
Em 2010, segundo dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), os utentes ficaram a dever nove milhões de euros em taxas moderadoras, valor idêntico ao registado em 2009.
“A função primeira da taxa moderadora é, obviamente, moderar e não financiar. Esta receita é uma parte muito pequena de um orçamento de um hospital. No entanto, é qualquer coisa, e hoje qualquer coisa conta”, nota Pedro Lopes, sublinhando que as unidades de saúde “têm de arranjar formas de ser mais expeditas a resolver estas questões”. O responsável dá como exemplo a oferta de formas de pagamento mais simples, com referências multibanco ou pagamentos logo no momento em que é prestado o serviço.
Fonte: Público,30 de Outubro de 2011