Destronado ficou o Centro Hospitalar de S. João, líder do estudo da Escola Nacional de Saúde Pública desde 2009. Em terceiro e quarto ficaram os Centros Hospitalares Lisboa Norte e Central
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra foi eleito o melhor do “ranking” dos hospitais públicos, estreando-se assim no primeiro lugar.
O estudo da Escola Nacional de Saúde Pública, divulgado na imprensa deste sábado, atribui a Coimbra o melhor desempenho.
A nota máxima deve-se ao desempenho global desta unidade do centro do país, e sobretudo aos bons resultados no tratamento de patologias digestivas, endócrinas e metabólicas, ginecológicas e obstétricas, neoplásicas e respiratórias.
Destronado ficou o Centro Hospitalar de S. João, líder do estudo desde 2009. A unidade hospitalar universitária do Porto mantém o melhor desempenho nas doenças cardíacas e vasculares, pediátricas e do sangue e órgãos linfáticos.
No terceiro lugar geral surge o Centro Hospitalar de Lisboa Norte – Santa Maria e Pulido Valente. A unidade universitária destaca-se apenas nos agrupamentos de doenças dos rins e aparelho urinário.
Já o Centro Hospitalar de Lisboa Central – São José, Curry Cabral e a Estefânia – ocupa a quarta posição e não tem nenhum topo do pódio por patologia, mas acumula alguns segundos lugares.
Fonte: Rádio Renascença, 08 de Fevereiro de 2014
Importante destacar que este tipo de avaliações é apenas uma pequena ajuda mas NÃO descreve a realidade hospitalar e assistencial dado que os parãmetros avaliados são passíveis de discussão e não há critérios dinãmicos como por ex: quando se fala em cirurgia de ambulatório