Menu Fechar

Hospitais da zona norte estão a adiar cirurgias

Para tentar minimizar o problema, os hospitais estão a transferir os doentes em convalescença para outras unidades com vagas.

Todos os hospitais da zona norte estão a adiar cirurgias. A culpa é da gripe e do elevado número de internamentos, segundo o presidente da ARS Norte.

Castanheira Nunes disse à Renascença que a Administração Regional de Saúde (ARS) está a acompanhar a situação em permanência. “É um acto de gestão adiarmos cirurgias que não são prioritárias. Todas as cirurgias prioritárias estão a ser feitas em todos os hospitais do Norte. Nós temos vindo a monitorizar essa questão”, garante.

Para tentar minimizar o problema, os hospitais estão a transferir os doentes em fase de convalescença para outras unidades com vagas.

Questionado sobre a situação no Hospital de Santa Maria da Feira, Castanheira Barros responde que “é um caso preocupante, entre outros”.

“Nós temos tentado retirar os doentes agudos que já estão em estado de convalescença para outras unidades, a fim de libertar camas e descongestionar a afluência que tem vindo a verificar-se a essa unidade”, afirma o presidente da ARS Norte.

As notícias sobre problemas nas urgências hospitalares têm-se multiplicado nas últimas semanas.

Esta segunda-feira, os chefes da urgência do Hospital Garcia de Orta, em Almada,demitiram-se em bloco, devido à degradação das condições de trabalho e a “excessiva lotação” de doentes internados.

A administração garante já terem sido tomadas medidas para fazer face ao aumento nos internamentos e promete, esta terça-feira, o anúncio de outras medidas concretas.

No norte do país, as urgências do Centro Hospitalar do Alto Ave estão à beira da ruptura. O cenário é descrito à Renascença por um funcionário daquela unidade de saúde de Guimarães.

Fonte: Rádio Renascença, 27 de janeiro de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *