O Diário de Notícias avança na edição de hoje que o Governo está a preparar o pagamento de um prémio às farmácias que vendem mais medicamentos genéricos.
O jornal conta que a compensação pode variar entre 50 cêntimos e um euro, por medicamento vendido.
Contactado pela TSF, esta manhã, o Ministério da Saúde confirmou esta intenção, indicando que as medidas a tomar serão assumidas em breve.
A mesma fonte recusou fazer mais comentários ou confirmar os prémios a pagar às farmácias.
Ontem, o ministro Paulo Macedo, durante um seminário sobre medicamentos, explicou os objetivos do Governo, sem nunca concretizar os prémios a pagar.
«Pretendemos alcançar uma quota de 45% de medicamentos genéricos até ao final de 2013, e posteriormente ampliá-la. As nossas necessidades de racionalização e de poupança e os compromissos internacionais a que estamos obrigados colocam-nos ainda desafios relevantes. É neste contexto que estamo, por exemplo, a avaliar a oportunidade de implementar medidas adicionais do incentivo ao mercado de genéricos », afirmou o ministro da Saúde.
Em maio, Paulo Macedo já admitia esta hipótese de compensar as farmácias se estas contribuíissem para o aumento da quota dos medicamentos genéricos.
Fonte: TSF, 18 de Setembro de 2013