A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai entregar ao Governo no final do Novembro ou início de Dezembro o estudo detalhado sobre a rede hospitalar pública, identificando as situações onde há sobreposições de oferta.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da ERS, adiantou que a análise sobre a carta hospitalar nacional, pedida pelo Governo, deverá estar pronta, o mais tardar, na primeira quinzena de Dezembro.
“Fizemos um primeiro estudo no qual identificámos de maneira rápida os concelhos do país onde há sobreposições e onde há omissões de oferta. Tratou-se de uma primeira fotografia da situação”, explicou Jorge Simões.
Agora, a ERS está a elaborar um estudo mais detalhado, onde pretende caracterizar “de forma mais profunda” o tipo de procura e de oferta, com vários indicadores, dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde e dos que têm financiamento público (como os das Misericórdias).
“Estamos a fazer uma análise mais à lupa, a estudar concelho a concelho e depois região por região para identificar situações onde possa haver redundâncias e também omissões que não façam sentido”, explicou à Lusa o presidente da ERS.
Segundo Jorge Simões, trata-se de uma “estudo circunstanciado para permitir ao ministro da Saúde tomar as decisões políticas que entender”.
Fonte: Público, 17 de Outubro de 2011