Hérnia discal, artroplastia da anca, cataratas e patologias neoplásicas da mama e da próstata são as áreas do Plano de Intervenção em Cirurgia (PIC) que vai vigorar a partir de 1 de Julho.
O Ministério da Saúde vai reforçar o financiamento dos hospitais em 22 milhões de euros para a realização de cirurgias ao cancro da mama e próstata, hérnia discal, artroplastia da anca e cataratas.
De acordo com uma portaria publicada esta terça-feira em Diário da República, o Plano de Intervenção em Cirurgia (PIC) entra em vigor a 1 de Julho, devendo os hospitais devem candidatar-se ao programa, que vai vigorar até ao final do ano.
O PIC permitirá “reforçar a actividade cirúrgica dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2015, respondendo assim de forma mais efectiva à procura acrescida que se tem vindo a registar nos últimos anos em relação a diversas patologias” associadas ao envelhecimento e ao aumento da esperança de vida.
O programa vai abranger “as áreas cirúrgicas mais carenciadas e a necessidade de promoção de modelos eficientes”, lê-se ainda no articulado.
Será privilegiada “a modalidade de tratamento cirúrgico em regime de ambulatório, reforçando também a tendência de ambulatorização da actividade cirúrgica que tem vindo a ser incrementada nos últimos anos, com ganhos ao nível do acesso e da qualidade para os cidadãos e de eficiência para as instituições do SNS”.
Fonte: Rádio Renascença, 16 de junho de 2015