Introdução: Geração Z, Gen Z, Zoomers, iGeneration, Nativos Digitais (1990-2010) representa entre 1 a 6% dos atuais enfermeiros (Tussing & Chipps, 2024; Aslan, Ozedemir & Ozel, 2023). Atualmente, existem gestores de enfermagem de diferentes gerações, e consequentemente, diferentes tipos de liderança, que precisam conhecer as características e necessidades de cada geração para otimizar a sua prestação (Choi, Wong, Lee & Tiu, 2022; Oliveira, 2023).
Objetivo: Identificar características específicas dos enfermeiros da geração Z, para que os enfermeiros gestores consigam adaptar a sua liderança, de forma a retê-los nas instituições de saúde.
Metodologia: Revisão da literatura realizada através de pesquisa em livros/artigos/dissertações de mestrado, dos últimos 5 anos, em bases de dados científicas.
Resultados: Os Enfermeiros da Geração Z são dependentes de tecnologia, o que os torna mais individualistas e com habilidades sociais e de relacionamento menos desenvolvidas, no entanto são considerados sensíveis e valorizam o feedback das suas ações. Estes enfermeiros priorizam um comportamento justo, ético e de respeito, por parte dos gestores, o apoio jurídico e a formação em serviço, sendo que o vencimento não é considerado como um fator primordial para a sua estabilidade, priorizando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A liderança servidora é a mais valorizada pelos enfermeiros desta geração.
Conclusão: Liderar elementos da Geração Z pode ser visto como um processo desafiador. Os enfermeiros gestores devem valorizar o ensino e a aquisição de conhecimentos destes enfermeiros, sendo as oportunidades de aprendizagem encaradas como um fator decisivo para a mudança de organização de saúde. Deverão ser criadas estratégias para fixar os elementos da geração Z nas organizações, explorando a satisfação profissional e o envolvimento no local de trabalho dos enfermeiros de diversas gerações, contribuindo assim para um ambiente de trabalho mais positivo.
Leia o artigo completo em: https://spgsaude.pt/spgsweb/wp-content/uploads/2025/04/Revista39-2.pdf