Os gastos dos portugueses com medicamentos caíram 40 milhões de euros no primeiro trimestre de 2013, apesar de naquele período terem sido adquiridas mais 200 mil embalagens, disse hoje em Fátima o ministro da Saúde.
Intervindo na sessão de abertura do XXV Encontro Nacional da Pastoral da Saúde, Paulo Macedo reafirmou a aposta do Governo na “redução concreta” do preço dos medicamentos – que, disse, caiu 20 por cento nos últimos dois anos – e uma “melhoria no seu acesso”.
“O ano passado os portugueses gastaram menos 190 milhões de euros com medicamentos, comprando mais cinco milhões de embalagens. Continua a ser assim neste primeiro trimestre em que os portugueses gastaram cerca de menos 40 milhões de euros em medicamentos, comprando mais 200 mil embalagens”, afirmou Paulo Macedo.
O governante manteve que a opção do Governo, nomeadamente em tempos de crise é ter medicamentos “mais baratos” e “mais acessíveis”, aludindo à redução média de 20 por cento do preço em dois anos “para toda a população portuguesa”.
O XXV Encontro Nacional da Pastoral da Saúde, subordinado ao tema “A Arte de Cuidar”, reúne cerca de 400 participantes ligados aos cuidados de saúde e decorre até sexta-feira no Centro Paulo VI.
Fonte: Diário de Notícias, 28 de MAio de 2013, por Lusa