Oferta da seguradora pressupõe um prémio de 7,11% face à da Ángeles e é válida até 10 de Outubro.
A Fidelidade anunciou esta sexta-feira a subida para 4,82 euros por acção a sua oferta pela Espírito Santo Saúde (ESS), um valor que fica 10 cêntimos acima da sua proposta preliminar e que já representava uma melhoria de 4,89% em relação à proposta dos mexicanos da Ángeles.
Agora, essa melhoria passa a 7,11% e a 50,63% em relação ao preço de entrada da ESS em bolsa.
De acordo com o comunicado ontem divulgado pela CMVM, o registo da oferta acontece depois de a empresa ter obtido o registo prévio junto daquela entidade e da autorização dada pelos Ministérios da Finanças e Saúde, na passada quinta-feira, para a transmissão indirecta da participação da ESS na gestora do Hospital de Loures – actualmente gerido em regime de parceria privada pela ESS.
A Fidelidade aguarda ainda que a Autoridade da Concorrência se pronuncie pela não-oposição à oferta, em que é intermediário o Banco Finantia.
Com o registo da Oferta pública de aquisição (OPA) entregue junto da CMVM, a proposta da companhia detida pelos chineses da Fosun é válida entre as 8h30 da próxima segunda-feira e as 15h30 horas de 10 de Outubro.
Na corrida à Espírito Santo Saúde, além da Fidelidade e da Ángeles, mantém-se ainda a José de Mello Saúde, que apesar de esta semana ter retirado a sua oferta – por não ter obtido em tempo útil da Autoridade da Concorrência a declaração de não oposição -, veio ontem reafirmar a manutenção do pedido de registo da OPA concorrente à Ángeles.
A actual oferta da Ángeles – que termina a 10 de Outubro, depois de esta sexta-feira o prazo ter sido prolongado em uma semana – é de 4,50 euros por título (inicialmente era de 4,30 euros). A José de Mello Saúde avançou na sua oferta preliminar com um valor por acção de 4,40 euros. A United Health, dona da Amil (detentora da Lusíadas), oferecia 4,75 euros pela empresa, privilegiando uma compra fora de bolsa.
Fonte: Económico, 27 de Outubro de 2014