Menu Fechar

Farmácias querem alargar prazo de pagamento

O presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), João Cordeiro, propôs neste sábado que o prazo de pagamento à indústria farmacêutica se alargue dos 30 para os 90 dias, como uma “medida de emergência” para o sector.

O alargamento do prazo do “relacionamento entre a indústria farmacêutica, os grossistas e as farmácias” iria possibilitar a “libertação de fundos para a reposição de stocks”, justificou o responsável no cortejo dos profissionais de farmácia, em Lisboa.

A “medida de emergência” pode servir para “evitar o colapso do sector e dar algum oxigénio”, garantiu João Cordeiro, sublinhando que o prazo de 90 dias pode vigorar apenas até o “Governo tomar decisões”.

Entre outras soluções, o dirigente da ANF indicou que, através do aumento da quota dos medicamentos genéricos, se pode poupar “10 milhões de euros por mês”.

Mais de 223 mil pessoas assinaram a petição lançada pelas farmácias portuguesas, que será entregue neste sábado na sede do Ministério da Saúde.

Este número foi revelado na assembleia magna das farmácias que reuniu cerca de quatro mil farmacêuticos no Campo Pequeno de Lisboa.

Nas últimas semanas tem decorrido a campanha ‘Farmácias de Luto’, na qual está a ser explicado aos utentes que 600 farmácias estão em risco de encerrar em 2013 devido à baixa das margens na venda de medicamentos.

Fonte: Correio da Manhã , 13 de Outubro de 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *